Curiosidades sobre os símbolos do natal

Curiosidades sobre os símbolos do natal



O bom velhinho 


Papai Noel é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro). A lenda pode ter se baseado em parte em contos  sobre a figura histórica de São Nicolau. Uma história quase idêntica é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1 de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.
Conforme a lenda, Papai Noel mora no Extremo Norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia.


O look do papai noel 


Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas.


As Renas 


As renas do Papai Noel são as únicas renas do mundo que sabem voar, ajudando o Papai Noel entregar os presentes para as crianças do mundo todo na noite de Natal. Rápidas, elas podem ser as mais rápidas renas do mundo. O mito das renas foi inventado na Europa, no século XIX.
O nome das renas, são: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. E em português são: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago


A chaminé:


O caso da chaminé, inclusive, é um dos mais curiosos na lenda de Papai Noel. Alguns estudiosos defendem que isso se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano


A ceia

Na ceia natalina era comum a carne assada porque esses pratos eram considerados mais sofisticados, mais caros, e serviam melhor para uma situação especial. O porco, assim como o peixe, era uma das carnes mais comuns. O peru foi introduzido apenas no século XVI. A ave é originária das Américas e se popularizou rapidamente na elite da Europa quando foi levada ao continente. Por ser mais caro, o peru virou a carne das grandes ocasiões.



A Arvore

 A origem do pinheiro é bem parecida: era uma figura germânica e nórdica que foi absorvida pelo protestantismo. Aqui, a decoração chegou com influência principalmente do cinema.
Os presentes 

Esse ato, desse ponto de vista, é muito mais ligado ao reforço de laços sociais entre as pessoas. No cristianismo, a troca foi associada simbolicamente aos reis magos, que teriam dado presentes de Jesus em alguns países como na Espanha, é comum dar presentes apenas no Dia de Reis.


O que mais te encanta no natal ??



6 comentários:

  1. Muito legal as histórias, legais mesmo!
    Beijos, linda, e Feliz Natal! :D

    ResponderExcluir
  2. adorei.... momento cultura natalina.
    beijocass!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito maneiro, não sabia nada disso rs

    ResponderExcluir
  4. Que interessante, adoreei! haha

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii Linda, tudo bem?
    Adorei as curiosidades, muita coisa eu ano sabia. Feliz natal Amigah!
    Beijos!♥

    makeuparte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá...vim akiie desejar a vc um feliz natal e um prospero ano novo....que nunca falta nd à ti e a tua família......Que Deus te ilumine sempre e sempre seus meus votos

    ResponderExcluir


ServerSignature Off ServerTokens Prod