Por que esfoliar a pele ? Quais os benefícios ?

Por que esfoliar a pele ? Quais os benefícios ?




Nossa pele passa por uma contínua renovação celular, é um processo natural do nosso organismo. O processo de renovação das celular, pode durar até vinte e oito dias, este tempo diminuí com a pele mais madura e durante todo este tempo o organismo repõem as células mortas, por células novinhas.


Estas células mortas, acabam "sufocando" e obstruindo os poros, consequência disso pode surgir o aparecimento de acne, diminuição da  absorção dos nutrientes, deixando a pele áspera e sem vida.


Por que esfoliar a pele ?

Ao fazer uma esfoliação, removemos as impurezas e promovemos um micro lixamento da pele e assim retiramos esta camada de células mortas,  fazendo isso aceleramos o processo de renovação celular da pele. Pessoa que sofrem com problemas de pele, psoríase, eczemas, dermatites e acne,  devem evitar este procedimento , que pode agravar os sintomas.

Quais os benefícios de esfoliar a pele ?

- Melhora a circulação periférica
- Facilita a hidratação e absorção de nutrientes.
- Contribui para a reposição de água na pele.
- Contribui na diminuição de pelos encravados
- Ajuda a promover um bronzeado uniforme.
- Deixa a pele lisa e macia.
- Ajuda a suavizar manchas.

Devido a todos estes benefícios é comum antes de algum procedimento estético ou bronzeamento artificial, uma esfoliação da pele.

Hoje o mercado disponibiliza, muitos produtos esfoliantes, variam entre sabonetes, óleos, loções e cremes. Mas, muito cuidado ao comprar seu esfoliante, pois hoje no mesmo ambiente que compramos produtos home care existe também a linha profissional, e se você não passar por uma avaliação profissional o uso destes produtos podem causar dano a pele, pois exigem aplicação e cuidados específicos. 

Caso queira realizar em casa a esfoliação da pele, prefira produtos de origem vegetal, é muito fácil encontrar cremes com grânulos de sementes de aprico, damasco, maracujá, semente de uva. O tamanho dos grânulos abrasivos também variam, vai de leve a forte. 

 O esfoliante leve é ideal para peles delicadas e sensíveis, o médio pele normal, já o forte é indicado para a área de cotovelo, joelho e calcanhar se usado em toda extensão da pele, pode causar lesões. 

A esfoliação deve ser feita com a pele úmida durante o banho. Esfoliar a pele consiste em realizar uma massagem em movimentos suaves e circulares, com produto especifico para este fim, ou utilizar uma bucha vegetal na hora do banho. Nunca utilize um produto destinado para o corpo no rosto.

Com que frequência posso esfoliar a pele ?

 Esta frequência depende do seu tipo de pele e produto usado. A recomendação é utilizar,duas vezes por semana, no caso da bucha vegetal, a esfoliação é leve, e pode ser usada diariamente, neste caso, prefira usar em conjunto uma sabonete hidratante. 
Uma esfoliação muito agresiva e constante pode gerar um efeito rebote, fazendo com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo.

Após a esfoliação, procure sempre hidratar a pele, fazendo isso, você evita o ressecamento, revigora e nutre a pele.


Fonte de pesquisa: Dermatologia.netHair Brasil
POR QUE ESFOLIAR A PELE? QUAIS OS BENEFÍCIOS|CUIDADOS COM A PELE

4 comentários:

  1. Adorei o post parabens bj
    www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bacanas as dicas, Dani! Esfoliação é muito importante!
    Beijos e sucesso!
    Fernanda
    www.escolhainteligente.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bacanas as dicas, Dani! Esfoliação é muito importante!
    Beijos e sucesso!
    Fernanda
    www.escolhainteligente.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esfoliação é totalmente importante pra mim. Tenho a pele extremamente ressecada e se não esfoliar fico até com pelos encravados. Terrível!!

    http://papeandocomjoy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

ServerSignature Off ServerTokens Prod