Alimentação e hábitos saudáveis são fundamentais para ter cabelos bonitos

Alimentação e hábitos saudáveis são fundamentais para ter cabelos bonitos


Os primeiros sinais de um cabelo fraco são notados pela densidade da massa do fio, que fica ralo e cheio de pontas duplas, e da falta de brilho. É bom lembrar que um cabelo fraco pode ser indício de que alguma coisa está errada ou desequilibrada no organismo com a alimentação, com os hormônios ou, até mesmo, com os órgãos vitais, como o fígado.



Mas não há motivo para pânico, ok? Às vezes, o que sua cabeleira precisa é só um pouco mais de cuidado com aquilo que você ingere e como são seus hábitos na hora de cuidar dela no dia a dia. Abaixo, tudo aquilo que você deve se atentar!


Alimentação equilibrada: tudo a ver!
Não é só a boa forma que agradece uma dieta equilibrada e rica em alimentos frescos. Os cabelos também sofrem quando não há atenção na hora das refeições. Tudo porque alimentos gordurosos e cheios de conservantes dificultam a circulação do sangue e impedem que os nutrientes cheguem até os fios.
“Para quem deseja fortalecer os fios, a boa pedida é investir em proteínas, como peixes, ovos e carnes, que por serem ricas em taurina, um tipo de aminoácido, melhoram a hidratação e estimulam o crescimento dos fios.
E sabe toda aquela onda de suco verde para secar a silhueta? Você pode aderir à moda e beneficiar também a saúde dos fios. E indicado a bebida, que é rica em ferro, vitaminas e minerais, para melhorar o aspecto do cabelo, que ganha muito mais força e brilho após um mês de ingestão do suco diariamente. Para melhor aproveitamento dos nutrientes pelo organismo, tome o suco em jejum pela manhã.
Saiba quais nutrientes e alimentos não podem faltar no seu cardápio para ter sempre cabelos lindos:

Ferro: encontrado em alimentos como : carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre, lentilha, feijão, a deficiência desse mineral pode causar queda de cabelo.

Zinco: estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos. Além de reduzir a oleosidade. Principais fontes: carnes, fígado, gema de ovo, grãos integrais, crustáceos, farelos de trigo, nozes.

Magnésio: é essencial para formação de proteínas que constitui os fios, assim como a queratina. Ele pode ser encontrado na carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.

Potássio: mantém a flexibilidade e a hidratação e está presente nos alimentos como carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol.

Cobre: ajuda no crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Principais fontes: nozes, castanha, legumes, grãos integrais, crustáceos, fígado.

Cálcio: a falta do mineral deixa os fios mais quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, sardinha e salmão são tão importantes.

Proteínas: estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Principais fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, queijo e derivados, grãos.

Vitamina C: antioxidante que contribui para o bom funcionamento das células do fio. Principais fontes: morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes.

Vitamina E: previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Fontes: óleos vegetais, nozes, amendoim, peixes, verduras e gema de ovo.

Ácidos graxos poliinsaturados: os mais conhecidos são o ômega 3 e o ômega 6. Eles hidratam e dão força e brilho aos fios. Suas principais fontes são: linhaça, salmão, atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas e óleos de soja, canola e milho.

Além de uma alimentação saudável, balanceada e variada é importante manter-se hidratada e beber de 8 a 10 copos de água por dia.
















 Boa tarde Meninas não tive tempo de fazer os post de Sexta e Sábado então vim deixar aqui dicas e informações preciosas 
O de sexta e essa sobre Cabelos a de sábado será em outro post
 bjos


Juliana Mendes 
Nutricionista
Acompanhe no Facebook: 

2 comentários:

  1. Com certeza,a alimentação é a base de tudo! Excelente post!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Juliana!
    Hoje muito se fala de cremes,tratamentos e até "poções mágicas" para embelezar
    as madeixas,mas pouco é falado sobre os cuidados com a alimentação,que é algo
    muito importante.
    Abraço

    ResponderExcluir

ServerSignature Off ServerTokens Prod